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Volume 35, N° 2 - julho-dezembro 2015

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Valdênio Freitas Meneses

Resumo

O artigo propõe debater estratégias de famílias de caprinocultores cadastradas como produtoras no Programa de Aquisição de Alimentos/Leite (PAA/Leite) no Cariri paraibano. Essas estratégias são construídas para conseguir colocar uma quantidade maior de leite nas usinas através da adoção de um sistema de cotas que implica na conquista de um valor acima do mercado para o leite de cabras produzido nas compras governamentais para o referido programa. Através da abordagem socioantropológica do desenvolvimento, pode-se notar nesse cenário empírico um conflituoso entrelaçamento de distintas lógicas sociais para a caprinocultura de leite dentro de uma política de mercado institucional. Considerada apenas como negócio e oportunidade de empreendedorismo por técnicos e gestores das usinas, a caprinocultura de leite também é vetor de relações de troca não necessariamente monetárias que envolvem parentes, vizinhos e amigos na região do Cariri paraibano, remetendo a um universo de práticas sociais que, de modo oculto, faz parte do próprio funcionamento do referido programa

Palavras-chave: PAA/Leite; Caprinocultural; Socioantropologia do Desenvolvimento; Entrelaçamento de Lógicas Sociais

 
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